A Prefeitura de Contagem realizou uma ação de fiscalização no bairro Santa Maria, região do Industrial, na manhã dessa sexta-feira (15/9). Moradores denunciaram acúmulo e descarte irregular de lixo e a presença de cavalos em Área de Preservação Permanente (APP) localizada na avenida Arterial. O objetivo é garantir o bem-estar e a proteção dos moradores da região, bem como o cumprimento das normas ambientais, de saúde pública e cuidados com animais.
A operação resultou no recolhimento de dois animais (um cavalo e uma mula), que foram encaminhados para o Curral da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Os cavalos apreendidos estavam sofrendo maus tratos, incluindo a falta de água e alimentação adequada. Além disso, estavam amarrados em área pública, com cordas que prejudicavam sua mobilidade.
De acordo com a coordenadora do Comitê de Fiscalização do Município de Contagem (Comfisc), Patrícia Guimarães, o responsável pelos animais já havia sido notificado quanto às infrações. “Essa ação hoje foi articulada com o objetivo de recolher os dois cavalos que estavam na Área de Preservação Permanente e os materiais inservíveis na calçada, uma vez que o responsável recebeu as notificações e não tomou as providências para resolver a questão”.
O chefe do grupamento da equipe ambiental da Guarda Civil de Contagem, Paulo Loureiro, destacou que o papel da guarda na fiscalização é garantir o bem-estar do animal.
“Foi constatado aqui, visivelmente, que os dois animais estavam em situação de maus tratos, amarrados em rédea curta, não tinham condições de beber água e com alguns machucados, que podem ter sido causados pelo uso da carroça ou às vezes a briga entre eles. Então o papel do grupamento aqui é verificar a situação e resolver o problema do animal de imediato”, ressaltou.
Após a ação, a equipe de limpeza urbana foi acionada para limpar o local e recompor o cercamento danificado. A ação reforça a importância da fiscalização ambiental e do bem-estar animal, além da necessidade de conscientização da comunidade sobre a guarda e cuidado responsável de animais, bem como o descarte adequado de materiais inservíveis.
A operação foi realizada pelo Comitê de Fiscalização do Município de Contagem (Comfisc), em conjunto com representantes da Administração Regional Industrial, da Vigilância Sanitária, da Zoonoses, da Superintendência de Defesa Animal, da Fiscalização Ambiental, Grupamento de Policiamento Ambiental e da Guarda Civil de Contagem.
Para fazer uma denuncia, o morador de Contagem pode acionar a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) pelo e-mail semad.gabinete@contagem.mg.gov.br ou se dirigir à administração regional mais próxima de sua casa.
Clique e confira a galeria. Fotógrafo: Ronnie Von/PMC